A Person Corp, especialista no setor de Recursos Humanos, dedica seu tempo e esforços para compreender e analisar as tendências emergentes que moldam o futuro deste mercado, trazendo tendências do mercado de recrutamento e seleção.
Compartilhar nossos insights com você, caro leitor, é a nossa contribuição para ajudar líderes, executivos e empresas a manterem-se atualizados e prontos para enfrentar as constantes mudanças que afetam o mercado.
O que é Recrutamento e Seleção?
Recrutamento e Seleção são duas etapas fundamentais no processo de gestão de pessoas em uma organização. Assim como o próprio nome diz, ambas estão relacionadas à escolha e contratação de novos colaboradores, mas desempenham papéis diferentes no processo.
Vamos entender o que significa cada uma delas, e quais as suas diferenças?
Recrutamento:
O recrutamento refere-se às atividades e estratégias utilizadas para atrair candidatos qualificados para preencher as vagas disponíveis na organização. Pode envolver a divulgação de oportunidades de emprego em diversos canais, como sites de emprego, redes sociais profissionais (como o LinkedIn), anúncios, feiras de emprego, entre outros.
O objetivo é atrair uma quantidade suficiente de candidatos interessados e qualificados para as posições em aberto de uma empresa.
Seleção:
A seleção é a etapa posterior ao recrutamento e envolve a análise e escolha dos candidatos para preencher as vagas. Inclui a avaliação das habilidades, experiências, competências e características dos candidatos por meio de entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, entre outras ferramentas.
O objetivo é, portanto, identificar os candidatos mais adequados para as demandas da posição e da organização.
Ambos os processos são cruciais para garantir que a organização conte com profissionais qualificados e alinhados com sua cultura e objetivos.
Um recrutamento eficaz garante que haja um grupo diversificado de candidatos, enquanto a seleção adequada assegura que os candidatos escolhidos atendam aos requisitos específicos da vaga e da empresa. Essas práticas contribuem para o sucesso e o crescimento sustentável da organização.
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Mas, afinal, qual é a diferença entre Recrutamento e Seleção?
A diferença entre recrutamento e seleção é relativamente simples: O recrutamento se baseia em métodos de atrair os melhores e mais qualificados candidatos para uma vaga de emprego em específico (geralmente a atividade é executada por um HeadHunter – Caçador de Talentos), enquanto a seleção é basicamente uma fase de triagem, ou seja, a fase que vai desde as entrevistas, mapeamentos e testes, até a escolha por um ou mais profissionais para a(s) vaga(s) em aberto.
Apesar de serem procedimentos distintos, recrutamento e seleção precisam caminhar juntos, um seguido do outro. Pode ser executados pelo mesmo tipo de profissional ou empresa, tendo maior ênfase e importância a fase de Seleção, já que ela que exige maior responsabilidade e seletividade do candidato ideal.
Quais são as tendências do Mercado de Recrutamento e Seleção para 2024?
O mercado de recrutamento e seleção está em constante evolução, e as tendências que emergem desempenham um papel fundamental na definição das estratégias das empresas e profissionais de RH. À medida que avançamos em 2024, quem estiver ciente das tendências que moldarão o setor terão vantagens, seja para contratar ou ser contratado.
Em uma era de Inteligência Artificial, entrada da geração Z no mercado de trabalho e maior valorização de profissionais sêniores, cuidados com Saúde Mental e Burnout, combinando com Home Office e oportunidades com flexibilidade de trabalho internacional, os desafios são ainda maiores.
Você encontrará as tendências a seguir:
1. Recrutamento Baseado em Dados
A análise de dados continuará sendo uma peça-chave no processo de recrutamento, e tende a crescer consideravelmente este ano. Empresas e recrutadores continuarão investindo em soluções de análise avançada para avaliar candidatos com base em métricas objetivas.
Entretanto, este assunto ainda é polêmico e gera contratempos e revolta principalmente para candidatos. Levando em consideração a Gupy, que é hoje a maior plataforma de recrutamento e seleção do mercado, levantamento recente informa que menos de 1% das inscrições para vagas de trabalho na plataforma acaba em contratação. Estranho, não?
O levantamento é da própria Gupy. A empresa recebe 15 milhões de inscrições de 1,5 milhão de pessoas todos os meses. Cada pessoa concorre em média a nove vagas diferentes. No fim de 2023, eram cerca de 100 mil contratações mensais.
Perceba, caro leitor, que ainda há muito o que evoluirmos quando o assunto é recrutamento e seleção através de Dados. Apesar de ser uma tendência, não será em todos os momentos em que as ferramentas e plataformas farão o melhor trabalho, tornando-se assim indispensável a avaliação e retenção individual dos melhores profissionais, com o apoio de uma empresa de BPO RH.
De qualquer forma, essa tendência, no futuro, permitirá as empresas tomadas de decisões mais informadas e a identificação de talentos que se alinham melhor às necessidades da empresa.
2. Inteligência Artificial e Automação
A IA terá um impacto ainda maior no recrutamento em 2024. Desde a triagem automatizada de currículos até entrevistas virtuais conduzidas por chatbots inteligentes, a automação permitirá que os recrutadores economizem tempo em tarefas repetitivas, contando assim com um novo perfil de “estagiário” ao seu dispor, e na maioria das vezes de forma gratuita.
Além disso, a IA poderá prever a compatibilidade dos candidatos com a cultura da empresa, melhorando a qualidade das contratações.
De qualquer forma, apesar da IA ser tendência para o mercado de recrutamento e seleção, ainda é indispensável que, principalmente em empresas que já possuem uma taxa preocupante de Turnover, não deixem de contar com um parceiro especializado em Recrutamento de RH.
3. Experiência do Candidato Aprimorada
Proporcionar uma experiência positiva aos candidatos deve ser uma prioridade absoluta para este ano. Empresas investirão em plataformas amigáveis e intuitivas, além de processos mais humanitários e personalizados, facilitando assim a inscrição e o acompanhamento do status da candidatura.
O contrário, ou seja, oferecer uma experiência desagradável ou mesmo humilhante, tende a gerar uma péssima consequência à imagem da empresa no mercado, isso sem considerar denúncias e possíveis processos, e convenhamos, merecido, né?
Portanto, tenha em mente que a sua empresa precisa desenhar um processo de experiência efetivo principalmente durante a fase de recrutamento, de uma forma mais eficiente e humana ao candidato, procurando-o deixa-lo confortável durante o processo, bem informado e, principalmente, gerando feedbacks mesmo em respostas negativas.
Comunicações transparentes e retorno construtivo ajudarão a nutrir relacionamentos positivos, mesmo com candidatos não selecionados. Pense muito na imagem da sua empresa perante ao mercado, ok?
4. Abordagem de Marketing no Recrutamento
Saiba que estratégias de marketing de uma empresa não deve se limitar somente a venda de produtos e serviços mas também devem se estender ao recrutamento. Grandes empresas utilizam táticas de branding e marketing em geral para atrair candidatos talentosos, de uma forma até mesmo indireta. Cria-se, portanto, o desejo aos profissionais de “trabalhar naquela empresa”. Há diversas referências das grandes Big Techs que criam essa cultura, como Nubank, Google, entre outros.
Isso inclui a criação de conteúdo personalizado, a otimização da Presença Digital nas redes sociais e a comunicação da cultura corporativa de maneira mais atraente. Ao mostrar que a empresa, além de ter ótimos produtos e serviços, também se preocupam com o bem-estar e planos de cargos e salários eficiente aos seus funcionários, trará ao seu time candidatos cada vez mais qualificados e realmente interessados em dar o máximo pelo seu negócio.
5. Diversidade e Inclusão como ponto de atenção
A busca por diversidade no local de trabalho continuará a ser uma tendência central em 2024. Tenha a atenção redobrada para este quesito!
As melhores empresas estão começando a reconhecer os benefícios de equipes inclusivas e diversos e tendem a se esforçar para criar ambientes que valorizem a diversidade de origens, perspectivas e habilidades.
Se você é um candidato neurodivergente, recomendamos que preste bastante atenção em empresas que não comentam absolutamente nada sobre diversidade, ou mesmo algumas que se dizem estar “nem ai para a diversidade”, como é o caso da G4 Educação. Em uma reportagem polêmica, o fundador de uma empresa de educação empresarial privada declara que está “c…gando para a diversidade”, ou seja, se preocupando somente com o resultado que o profissional vai trazer para a sua empresa, além de deixar claro que não contrata profissionais que tenha uma opinião política contrária a sua. Veja o trecho do vídeo, clicando aqui.
Se você, candidato, sendo ou não neurodivergente, que além de tudo se preocupa em evoluir em uma sociedade mais humanitária, mais preocupada com o bem-estar das pessoas, da natureza, entende que os valores da sociedade estão invertidos, e conhece seus limites de ganância e pretensões, não recomendados que se candidate para vagas em empresas com líderes com este tipo de pensamento. Isso pode trazer um prejuízo incalculável para a sua saúde mental e bem-estar.
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6. Trabalho Remoto e Híbrido
A pandemia acelerou a adoção de modelos de trabalho remoto e híbrido. Em 2024, essa tendência permanecerá, influenciando o modo como as empresas recrutam talentos. A flexibilidade no local de trabalho se tornará um diferencial competitivo, e as empresas adaptarão seus processos para atrair talentos em qualquer lugar do mundo.
Em um ambiente empresarial em constante mudança, estar de olho nas tendências para o desenvolvimento de habilidades é essencial. As empresas precisam fornecer oportunidades de desenvolvimento de tendências modernas para seus funcionários, e assim se manterem competitivas.
Isso inclui treinamento em habilidades técnicas, treinamento de liderança e treinamento em habilidades interpessoais, como Inteligência Emocional e Soft Skills.
À medida que as empresas se preparam para 2024, é essencial que elas entendam as tendências de RH e se adaptem a elas. A adoção do trabalho remoto em tempo integral, a tecnologia avançada de RH, a terceirização desta demanda para empresas especializadas em recrutamento e gestão de carreira, o foco na diversidade, equidade e inclusão, a cultura empresarial forte e o desenvolvimento de habilidades serão importantes para o diferencial e o sucesso das empresas no próximo ano.
Conclusão
O mercado de recrutamento e seleção está em constante movimento, e as tendências de 2024 tem refletido a crescente influência da tecnologia e das mudanças culturais nas empresas.
Profissionais e empresas que compreendem e se adaptam a essas tendências estarão bem posicionados para atrair e reter talentos excepcionais, e as empresas de recrutamento poderão oferecer soluções a executivos e empresas com maior eficiência e velocidade de retorno.
Optar por uma empresa de recrutamento e seleção pode ser a melhor alternativa em meio a tantas mudanças.