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Maximizando o Engajamento no LinkedIn: 10 Dicas Essenciais para Impulsionar sua Presença e Networking

Engajamento no LinkedIn
No universo empresarial de hoje, o LinkedIn emergiu, se tornando muito mais do que uma simples plataforma de busca de empregos. É um espaço de networking, branding pessoal e de encontro para oportunidades de negócios e, principalmente, por busca de empregos e recolocação profissional. Aprenda neste artigo como ter o melhor engajamento no LinkedIn, de forma a atingir seus objetivos.

Índice

Para se destacar no mercado como profissional e ter um eficiente engajamento no LinkedIn, você precisa dominar as técnicas que geram engajamento orgânico e construir uma presença sólida, além de aprender a se comportar e focar na sua imagem e perfil profissional.

Neste artigo, mostraremos a você as melhores práticas e como fortalecer sua rede de Networking nesta Rede Social de tamanha importância para o mercado profissional, o LinkedIn. Tenha uma ótima leitura!

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo.

As pessoas a utilizam para conseguir emprego, vender produtos e serviços, criar networking, se atualizarem, posicionar a marca da sua empresa, entre diversos outros objetivos.

É um espaço digital onde profissionais e empresas focam em construir e manter conexões no âmbito profissional, compartilhando suas realizações, experiências, cursos e conhecimentos, além de buscar oportunidades de emprego e novos negócios. Cada vez mais profissionais de todas as áreas se preocupam em aumentarem seu engajamento no LinkedIn.

Como funciona o Engajamento no LinkedIn?

Se você está buscando oportunidades no mercado de trabalho ou mesmo uma recolocação profissional, o LinkedIn se tornou um canal essencial e indispensável para profissionais de diversas áreas. Isso porque, Segundo a Revista IstoÉ, o Brasil possui mais de 43 milhões de pessoas usuárias e recebe mais de 100 mil cadastros diários na Rede Social.

Compreende-se que ficar fora ou mesmo deixar de dar prioridade neste rede social pode deixar de lhe gerar boas oportunidades profissionais e até mesmo propostas de emprego.

Engajar-se no LinkedIn vai muito além de ter muitos seguidores ou mesmo postar todos os dias, é mais sobre como estabelecer boas conexões, ficar cada vez mais visível para Headhunters e demais profissionais propícios a ótimos negócios, além de criar uma importante imagem e currículo profissional.

Entretanto, para conseguir ter um bom engajamento no LinkedIn, é preciso se aprofundar em alguns fatores que farão você ter um desempenho e visibilidade acima da média na Rede Social. Assim como em qualquer outra área da vida, é necessário aqui dedicação, estratégia, qualidade com as postagens e direcionamento de acordo com os seus objetivos na Rede.

É dessa forma que funciona o engajamento no LinkedIn!

Como criar engajamento no LinkedIn em 10 passos

No conteúdo a seguir, revelamos 10 estratégias de alta eficácia, que o ajudarão a impulsionar sua visibilidade e interações no LinkedIn:

1. Aprimore o Seu Perfil com frequência

Seu perfil no LinkedIn é o seu cartão de visita virtual. Ou seja, você precisa otimizar e aprimorar o seu perfil com certa frequência.

Otimize-o com palavras-chave relevantes ao seu setor, use uma foto formal e profissional que caia bem ao seu nicho de atuação, além de uma descrição concisa e cativante. Invista também em uma imagem de Background que considere visualmente interessante e que combine com o seu perfil, ou seja, com a imagem que você quer transmitir.

Referente ao seu título principal, seja sempre o mais objetivo e direto possível. Evite ao máximo incluir muitas palavras-chave e diversas direções de mercado, principalmente se você estiver buscando por uma recolocação profissional.

Dica: Recomendamos sempre pegar referências de profissionais líderes de seu segmento, que possuam uma boa visibilidade e destaque na plataforma, inspirando nestes e adaptando o seu perfil de acordo com as suas experiências, objetivos e realidade.

2. Crie Conteúdos Únicos e Relevantes

O conteúdo é a espinha dorsal do engajamento na internet, e o engajamento no LinkedIn não é diferente.

Crie regularmente posts informativos, insights do seu setor de atuação e histórias pessoais para manter seu público interessado e assim um bom engajamento no Linkedin. Confira as dicas a seguir:

  • Dê foco em chamar atenção nas duas primeiras linhas do texto. É válido aqui até algum texto provocativo;
  • Especialize-se em um segmento, mas não se intimide em intercalar variações de assuntos de vez em quando;
  • Crie textos de assuntos que você tem lido recentemente, complementando com suas próprias palavras, podendo ser referente a um novo aprendizado que adquiriu;
  • Conecte pontos e traga suas habilidades à tona na Rede. Complemente assuntos diversos e que possam ter uma sinergia de solução para um assunto em alta no seu mercado;
  • Se você é do tipo “porta-voz”, adapte os assuntos mais comentados do momento, do seu mercado de atuação, e complemente com suas palavras;
  • Se você manda bem no Design, invista em criar infográficos, templates ou demais imagens que tragam ilustração ao que você quer comentar. Imagens ajudam muito no engajamento no LinkedIn.
  • Busque referências de profissionais com maior visibilidade para inspiração e foco.

Além de postar, é importante também interagir e comentar em posts onde você consiga agregar seus talentos e qualidades profissionais.

Importante: Evite a qualquer custo polêmicas e discussões agressivas na Rede, pois isso tende a ser muito mais prejudicial a você do que favorável.

3. Se especialize sobre Estratégias de Palavras-Chave

Pesquise as palavras-chave de maior relevância para a sua área e incorpore-as de forma natural em seu perfil e postagens para melhorar sua visibilidade nas buscas, e consequentemente um bom engajamento no Linkedin.

Detalhe principalmente termos e palavras-chave em suas experiências profissionais anteriores, dando sempre ênfase com o que você quer encontrar no momento atual.

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4. Varie a temática e formato dos Posts

Esse é uma falha amplamente cometida nos objetivos de engajamento no LinkedIn. Não é raro encontrar usuários da plataforma que postam sempre a mesma coisa, como fotos de visita em clientes, os que só postam conteúdos inspiracionais, os que só compartilham novidades do mercado, os que apenas repostam, e assim por diante.

Assim como o formato do post, é recomendado que o conteúdo também deve ser variado, pois além de estimular a sua criatividade, fará com que o algoritmo da Rede Social lhe posicione melhor.

Procure sempre revezar o estilo de seus posts, podendo comentar sobre um assunto ou artigo, postar uma foto em um evento ou conferência com um breve aprendizado, indicações de livros ou artigos sobre um determinado assunto em alta, postar um infográfico personalizado, criar um termo ou conceito novo, postar um avanço profissional, um certificado de um novo curso, entre diversos outros temas.

>> Leia Também: 7 livros sobre Inteligência Emocional que todo profissional deveria ler

5. Mantenha uma regularidade de Postagens e Interação

Mais importante que postar todos os dias, ou varias vezes por dia, é ter uma frequência de criação, assim como um Blogueiro ou um Colunista em um portal de notícia: Ex: 1x por semana, 2x por semana, 1x por dia, etc.

Mantenha uma regularidade constante de postagens e interação com os usuários para manter seu perfil ativo e os seguidores engajados com a sua página / perfil. Interaja também e comente em posts de outras pessoas, expressando sua opinião sempre com respeito, evitando intrigas e conflitos.

Não apenas publicar, mas acessar a rede com alta frequência é importante para quem busca por um engajamento contínuo. Esteja sempre ativo, comente, observe, e então tire novos insights a partir dessas experiências.

Não se esqueça: mais importante que quantidade, é a qualidade! Foque em conteúdos personalizados e que realmente façam a diferença para o usuário!

6. Responde a Perguntas e estimule Discussões Saudáveis

Postagens que levantam perguntas ou iniciam discussões tendem a atrair mais comentários e compartilhamentos, aumentando seu alcance orgânico.

Claro que não custa reforçar a importância da boa política e educação nesta Rede Social, que é estritamente profissional. Evite conflitos impondo a sua opinião a qualquer custo, seja empático, evite tratar de assuntos políticos ou mesmo de religião, respeite opiniões contrárias a sua, caso contrário pode vir a prejudicar a sua imagem profissional.

7. Domine as Hashtags nas postagens

Utilize hashtags relevantes ao seu nicho em suas postagens e compartilhamentos. Priorize aquelas com maior número de seguidores, para assim ampliar o alcance dos seus posts.

Mas, como sei as Hashtags que tem mais seguidores? Na página inicial do LinkedIn, lado inferior esquerdo, em “Hashtags Seguidas”, você tem acesso a uma lista recomendada de hashtags populares relacionadas às que você já segue.

Você também pode acessá-lo clicando nas hashtags que você segue e, em seguida, clicando nos 3 pontos e em ‘ Descubra novas hashtags’ .

Isso amplia sua visibilidade e ajuda sua postagem a ser descoberta por um público mais amplo, ou mesmo lhe auxiliar a ficar mais visível aos recrutadores.

8. Crie Vídeos Nativos, porém evite ser incisivo

O LinkedIn favorece alcance orgânico para vídeos nativos na Rede Social. Caso faça o seu estilo e se sentir à vontade, vá em frente!

Embora o objetivo da rede social seja investir na autoimagem (Personal Branding), evite ser direto ou incisivo demais sobre as suas qualificações, ou mesmo sobre um produto ou serviço que esteja comercializando. Pode ser interpretado como anúncio e afastar pessoas.

Crie vídeos curtos com um assunto de preferência e que tem domínio, como tutoriais ou insights sobre tendências para a sua carreira, por exemplo, para capitalizar nessa preferência e estimular o engajamento no LinkedIn para que o alcance aumente.

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9. Acompanhe as Métricas e foque em Otimização

Utilize as métricas do LinkedIn para avaliar o desempenho de suas postagens. Indicamos acompanhar a ferramenta Social Selling, do próprio LinkedIn, onde você pode ter mais compreensão da sua performance na Rede Social.

Você também pode utilizar as métricas de suas próprias postagens. Para acessar análises nas postagens que você compartilhou, clique no ícone ‘Eu’ no topo da sua página inicial do LinkedIn.

Em ‘Gerenciar ‘, clique em ‘Publicações e atividades’ . Lá você verá todas as suas postagens recentes, com um ícone de análise abaixo de cada uma (Visualizar análise). Neste campo, você encontrará informações em tempo real sobre as postagens que compartilhou, como impressões, engajamento, reações, e inclusive Exportar um relatório. Isso pode lhe ajudar a entender melhor o seu público, bem como quais postagens tiveram melhor desempenho do que outras.

engajamento linkedin
Domine as técnicas e crie engajamento no LinkedIn

Aproveite e se informe melhor sobre essa ferramenta, aprofunde-se nos fatores que influenciam na alavancagem destes resultados e foque em sua Carreira! Aprenda com os resultados e ajuste sua estratégia conforme necessário.

10. Interaja com os Seguidores e Compartilhe

Responda prontamente aos comentários em suas postagens, não deixe passar nada, principalmente se você ainda estiver no início, com poucos seguidores. Dê atenção a todos.

Isso gera conversas, incentiva a participação contínua e mostra sua dedicação à comunidade, que inclusive pode lhe render oportunidades de negócio e emprego.

Além disso, é importante equilibrar suas interações e postagens com o compartilhamento de conteúdos criados por outras pessoas, pois você estará também fornecendo informações úteis relevantes para o seu público, escritas por outras pessoas. Aproveite e inclua a sua opinião ou ponto de vista ao compartilhar.

Dessa forma, você se engaja melhor com o algoritmo do LinkedIn. Diga às pessoas o que você pensa sobre os pontos levantados no artigo e não tenha medo de discordar (desde que seja de forma respeitosa, com um ponto de vista diferente, ou um acréscimo).

Isso pode inclusive iniciar um debate e você descobrirá que a postagem obtém muito mais engajamento, até mais do que você imaginava.

Conclusão

O LinkedIn é um campo fértil para a construção de sua marca pessoal, expansão da rede profissional e descoberta de oportunidades. É a sua Rede Social da sua carreira profissional! Incorporando essas 10 estratégias no seu dia-a-dia, você estará muito mais próximo de criar um perfil envolvente e altamente interativo, deixando-o assim mais evidente para oportunidades profissionais.

Importante ressaltar que, mesmo com todas as técnicas em dia, você naturalmente poderá continuar a ter dificuldades de recolocação profissional, se este for o seu caso e objetivo. Precisamos ser realistas de que o mercado, apesar da grande quantidade de vagas e oportunidades disponíveis, seleciona cada vez mais apenas profissionais mentalmente equilibrados, com Inteligência Emocional e mais decididos com relação a sua carreira.

Você pode (caso já se considere um profissional sênior) optar em ser monitorado por um Jobhunter, por exemplo, profissional este que irá fazer um mapeamento completo de sua carreira, seus objetivos, trabalhando de forma única e pessoal, e assim lhe auxiliar exclusivamente com as melhores vagas e posições específicas de acordo com o seu perfil. A busca por este profissional aumentou mais de 60% após a Pandemia. Se quiser obter mais informações sobre o programa, clique aqui.

“Os profissionais que realizam o gerenciamento de suas vidas profissionais conseguem enxergar oportunidades de desenvolvimento e têm a valiosa chance de corrigir vulnerabilidades e comportamentos sabotadores. Você precisa de um plano para o seu crescimento profissional e sua ascensão dentro da organização. Poucos são os profissionais que desenvolvem uma estratégia de retomada profissional. – afirma Ana Carvalho, Diretora Executiva da Person Corp.

Lembre-se de que o sucesso não é instantâneo, mas com persistência, planejamento, autenticidade e um foco constante na entrega de valor, você poderá colher os frutos de um engajamento no LinkedIn sólido e valioso. Desenvolva uma estratégia para o seu crescimento profissional.

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