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Saiba o que é Headhunter e a sua Importância para as Empresas

O que é headhunter
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e naturalmente as empresas buscam constantemente maneiras de identificar e atrair os melhores talentos. Compreender neste cenário o que é Headhunter, sua função e o seu papel na gestão de negócios passou a ser fundamental para a escolha e retenção dos melhores talentos.

Índice

Afinal, o que é um Headhunter e qual é a sua importância para as empresas?

Neste artigo, exploraremos em detalhes o mundo dos Headhunters e como eles se tornaram um ativo cada vez mais valioso para as organizações.

Boa leitura!

O que é Headhunter?

Em tradução livre, headhunter significa “caçador de cabeças”. 

Um Headhunter, também conhecido como Caçador de Talentos, é um profissional especializado em identificar e recrutar candidatos de alto calibre para cargos de liderança e executivos em empresas.

Ao contrário dos recrutadores tradicionais, que muitas vezes se concentram em preencher vagas de nível estágio, médio e técnico, os Headhunters têm como alvo candidatos de nível sênior, executivo e de alta gerência. Por isso é tão importante entender o que é Headhunter e o tamanho de se benefício para a gestão de talentos.

Estes profissionais trabalham de forma independente ou estão vinculados a empresas de recrutamento especializadas. Eles têm uma rede extensa de contatos e conhecimento profundo do mercado de trabalho de maneira multidisciplinar, o que lhes permite identificar candidatos com maior eficiência e que atendam aos requisitos específicos de uma empresa ou função.

Qual é o papel de um Headhunter?

Agora que você já sabe o que é headhunter e que ele é contratado para fazer um processo seletivo mais avançado de recrutamento e seleção, com objetivo de preencher uma ou mais vagas de trabalho.

Mas, você sabe como na prática esse profissional atua?

Geralmente cada processo seletivo possui suas próprias particularidades visando atender a demanda da empresa e da oportunidade em si. Entretanto, é possível elencar algumas atividades em comum a todas esses profissionais:

  • Atrair os melhores profissionais qualificados para preencher vagas em questão, dentro de um prazo estipulado;

  • Conhecer e alinhar os desejos, cultura e necessidades da empresa contratante com os candidatos;

  • Realizar estudos aprofundados do mercado para entender o que é esperado dos cargos em questão, como funções, faixa salarial, planos de cargos e salários, etc;

  • Avaliar o conhecimento técnico, comportamental e as qualificações dos candidatos, por meio da aplicação de testes, entrevistas, dinâmicas, levantamento de informações sobre empregos passados e referências profissionais. Também pode entrar aqui treinamentos de qualificação de inteligência emocional para aprimoramento de soft skills;

  • Construir uma rede de contatos (networking) relevante para buscar os melhores talentos em diversas áreas, além de auxiliar ao profissional a amadurecer para se tornar um profissional que gere mais resultados; 

  • Recomendar profissionais alinhados à vaga a ser preenchida pela empresa, dando suporte para uma tomada de decisão assertiva;

  • Caso o candidato escolhido esteja empregado, o headhunter pode tentar negociar vantagens competitivas para que o profissional decida em deixar seu trabalho atual e escolha a vaga ofertada pela empresa.

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Qual a importância dos Headhunters para as empresas?

Como informado anteriormente, a principal função de um Headhunter está em analisar, avaliar e mentorar os melhores profissionais sêniores para as empresas. É extremamente importante compreender a fundo o que é headhunter, principalmente para empresas que precisa contratar com maior agilidade e reter grandes talentos.

Esta tarefa exige alta dedicação e conhecimento específico, o que nem sempre as empresas, principalmente se tratando das pequenas e médias, conseguem lidar com esta situação e com a eficiência exigida. É uma atuação muito séria!

Pode parecer fácil a princípio contratar um profissional com perfil de liderança e alta gestão por conta própria, sem a necessidade de contar com o profissional indicado, mas os números falam ao contrário: No ano de 2022, os pedidos de demissão no Brasil bateram recorde atrás de recorde, chegando a mais de 632 mil desligamentos voluntários em um único mês, deixando claro que o Turnover ainda é um dos principais desafios das equipes de RH nas empresas.

A seguir, você identificará as principais vantagens em contar com este profissional para gerenciar as demandas de recrutamento e seleção de sua empresa:

1 – Economia de Tempo e Recursos:

Contratar um novo executivo, líder ou gestor é um processo demorado e caro. Agora imagine fazer isso da forma errada, ou mesmo realizar todo este esforço e contratar o profissional errado? Os Headhunters conseguem reduzir significativamente o tempo e os recursos necessários para encontrar o candidato certo, devido as suas expertises. Por isso é importante entender o que é Headhunter e sua eficiência.

Eles realizam uma triagem cuidadosa e apresentam apenas os candidatos mais qualificados, poupando às empresas o trabalho de analisar um grande volume de currículos.

2 – Acesso a Talentos de Alto Nível:

Os caça talentos têm acesso a uma rede exclusiva de profissionais talentosos que podem não estar ativamente procurando emprego, ou então só estão sendo recolocados pela assessoria própria.

Isso significa que, compreender o que é headhunter e sua importância, fará toda a diferença. As empresas que trabalham com o caçador de cabeças tem maiores chances de identificar candidatos de alto calibre que, de outra forma, passariam despercebidos.

Os melhores talentos geralmente não estão com status “Open to Work” no LinkedIn.

3 – Conhecimento do Mercado:

Os Headhunters são especialistas em seu setor de atuação. Eles entendem as últimas tendências do mercado, as habilidades necessárias e as expectativas salariais para cada vaga e oportunidade. As empresas precisam entender que gerenciar estes filtros é uma tarefa complicada, isso sem considerar o momento emocional do candidato.

Na maioria dos casos, o executivo precisa passar por mentorias pessoais e se preparar psicologicamente e emocionalmente para assumir determinadas funções, ou seja, por uma reciclagem emocional, além de realizar novos cursos e treinamentos para Soft Skills.

Este trabalho também faz parte do processo de uma boa Assessoria de Headhunting.

4 – Confidencialidade:

Em alguns casos, as empresas precisam manter a busca por novos líderes em sigilo ,tanto por questões internas (colaboradores que ainda não podem estar cientes sobre) e também por competitividade do mercado.

Os Headhunters são especialistas em garantir a confidencialidade durante o processo de recrutamento, buscando assim o candidato ideal sem expor a empresa e a vaga naquele momento.

Novamente deixamos claro aqui o que é headhunter e a sua importância.

5 – Assessoria Especializada:

Os headhunters não apenas identificam candidatos, mas também oferecem orientação e assessoria às empresas durante o processo de contratação.

Eles ajudam a negociar salários, benefícios e outros detalhes contratuais. Processos como Outplacement e redução de Turnover fazem parte de algumas empresas de Headhunting.

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Como escolher um Headhunter Eficiente

Para entender na prática o que é Headhunter e aproveitar ao máximo os seus serviços, as empresas devem escolher o prestador de serviços com certo cuidado. Aqui vão algumas dicas:

Reputação:

Pesquise a reputação da empresa de Headhunter, quanto tempo ele vem atuando no mercado e, se vir ao caso, sua experiência em recrutar para o seu setor.

Referências:

Peça referências e converse com outras pessoas que já utilizaram os serviços daquela ou outra Consultoria de Headhunting. Solicite os cases da empresa, se considerar necessário.

Compreensão do Setor:

Certifique-se de que o Headhunter compreenda as complexidades e as necessidades específicas do seu setor, que tenha certa experiência em recolocação do mercado em questão e principalmente com candidatura de profissionais com um perfil semelhante ao que você busca e precisará no futuro.

Transparência:

Estabeleça uma comunicação clara e as expectativas desde o início do processo. Solicite contrato de prestação de serviços, se for o caso, e realize reuniões frequentes para tratar de detalhes.

Cada empresa possui uma necessidade específica de contratação. Argumente sobre a sua com o Headhunter escolhido.

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Qual o valor de um Headhunter? Quanto custa?

Geralmente o Headhunter é pago a cada nova contratação efetuada. Cada profissional ou empresa pode determinar sua própria forma de monetizar, mas em geral o custo está atribuído a posição salarial do Executivo que será recolocado.

Atuando para uma empresa, o caçador de talentos normalmente cobra o valor de 1 salário do candidato a ser buscado da empresa, o visto que quanto maior o salário deste executivo, maior a dificuldade de contratação, o que faz com que estes profissionais corram para se especializar em atrair os melhores e mais experientes talentos.

Há empresas que cobram também um custo fixo inicial e uma porcentagem menor do salário da vaga em questão, após a contratação. Este custo auxilia o caçador de talentos a arcar com seus custos fixos, como telefone, internet, materiais, equipe, espaço físico, inúmeras entrevistas, plataformas, entre outros. Por isso é importante entender o que é Headhunter e suas atribuições.

As dificuldades da busca por este profissional ideal para uma posição são diversas. O Headhunter precisa assim realizar muitas entrevistas, realizar uma análise técnica mais profunda dos candidatos em destaque, equilibrar as expectativas do executivo com a realidade da posição, realizar mentorias, mapeamento via People Skills, oferecer treinamentos de Soft Skills com 1 ou mais candidatos, gerar equilíbrio mental e emocional, entre tantas outras responsabilidades.

O Headhunter garante assim a agilidade na seleção do candidato ideal e minimiza consideravelmente as chances de uma contratação frustrada à empresa. No final das contas, fica claro que pode sair muito mais caro para a empresa buscar por profissionais estratégicos e contratar os executivos errados por conta própria, principalmente devido a possíveis problemas com demissões, contratos, etc.

Conclusão

Os Headhunters desempenham um papel vital na identificação e aquisição de talentos de alto nível para as empresas. Sua expertise, redes de contato e capacidade de encontrar candidatos qualificados economizam tempo e recursos para as empresas, permitindo que as companhias prosperem em um mercado de trabalho altamente competitivo. É alta qualidade aplicada a área de Recursos Humanos e contratação de profissionais.

Ao escolher um Headhunter eficiente, as organizações podem garantir que estão tomando decisões informadas e estratégicas em relação às contratações de executivos, contribuindo assim para o sucesso empresarial a longo prazo.

Agora que você já compreendeu o que é Headhunter e sua importância para a contratação e retenção dos melhores talentos, caso esteja buscando por uma consultoria especializada em contratação de profissionais sêniores para as suas posições estratégicas, a Person Corp pode te ajudar.

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