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Comunicação não Violenta – CNV: O que é e 7 dicas de como aplicar

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A Comunicação Não Violenta, ou CNV, pode ser definido como uma técnica de abordagem de comunicação empática e eficaz que visa melhorar os relacionamentos interpessoais, promover a compreensão mútua e resolver conflitos de forma construtiva.

Índice

No início dos anos 60, durante o auge do movimento a favor dos diretos civis e contra a segregação racial nos Estados Unidos, o psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg atuava como orientador educacional em instituições de ensino que eliminavam a segregação.

O papel de Rosenberg, durante essa conturbada transição, era ensinar mediações e técnicas de comunicação. Nesse contexto, ele elaborou o método da Comunicação Não-Violenta (CNV).

O que é CNV – Comunicação não Violenta?

A CNV é uma abordagem de comunicação e resolução de conflitos que se concentra na criação de conexões mais profundas e empáticas entre as pessoas. Ela foi projetada para promover a compreensão mútua, a empatia e a resolução pacífica de conflitos, tanto em situações interpessoais quanto em contextos mais amplos.

A CNV parte do princípio de que, em sua essência, todas as pessoas têm necessidades humanas universais e que nossos sentimentos são indicadores dessas necessidades.

Quais são os Benefícios da Comunicação não Violenta – CNV?

A Comunicação não Violenta gera uma série de benefícios sociais, podendo ser amplamente utilizada em diversos contextos, incluindo terapia, mediação de conflitos, negociações, educação, cursos e comunicação interpessoal. Ela promove a empatia, a compreensão e a resolução de conflitos de maneira pacífica, contribuindo para relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos.

  • Melhora a qualidade dos relacionamentos.
  • Reduz conflitos e mal-entendidos.
  • Aumenta a empatia e a compreensão mútua.
  • Promove a resolução de problemas de forma eficaz.
  • Fomenta a autoconsciência e o autodomínio emocional.
  • Evolui líderes de todos os tipos e estilos
  • Auxilia na gestão de pessoas e projetos de uma forma geral.

A essência da Comunicação Não-Violenta (CNV) reside em sua aspiração central de promover conexões mais profundas e significativas do que as que normalmente estabelecemos, devido aos padrões condicionados que moldam grande parte de nossos relacionamentos.

O cultivo dessas conexões enriquecidas, por sua vez, amplia nossa capacidade de resolver conflitos de maneira harmoniosa e nos motiva a buscar resultados que se traduzam em benefícios mútuos, principalmente se tratando do mercado de trabalho. Assim, afastamos a concepção de que para uma pessoa obter o que deseja, outra deve necessariamente renunciar a algo.

4 Etapas da CNV – Comunicação não Violenta

4 pilares comunicação não violenta
(Nesta imagem: Resumo dos 4 pilares da CNV – Comunicação não Violenta)

A CNV propõe um processo de comunicação baseado em quatro etapas:

Observação

Em primeiro lugar, é necessário observar o que realmente está acontecendo em determinada situação. A primeira etapa da CNV envolve justamente a observação objetiva e imparcial da situação ou do comportamento que está gerando a comunicação no indivíduo. É importante evitar julgamentos ou avaliações nessa fase.

Sentimento

Depois, é preciso entender qual sentimento a situação desperta depois da observação. As pessoas envolvidas na comunicação são encorajadas a identificar e expressar seus sentimentos em relação à situação observada. Esses sentimentos são uma resposta às necessidades não atendidas.

Necessidade

A terceira etapa envolve a identificação das necessidades que estão subjacentes aos sentimentos expressos. Todos têm necessidades humanas universais, como segurança, conexão, autonomia, compreensão, entre outras. Identificar e monitorar essas necessidades ajuda a compreender melhor o que está motivando os sentimentos.

Pedido

Na última etapa, as pessoas são encorajadas a fazer pedidos específicos que podem ajudar a atender às suas necessidades. Esses pedidos devem ser concretos, realizáveis e relacionados à situação em questão. O especialista recomenda usar uma linguagem positiva, em forma de afirmação, para fazer o pedido. É importante neste momento evitar frases abstratas, vagas ou ambíguas.

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Imersão CNV – Comunicação não Violenta – Acesse e Saiba mais

A CNV também enfatiza a empatia e a escuta ativa como ferramentas essenciais para a comunicação eficaz. Isso significa ouvir atentamente os sentimentos e necessidades das outras pessoas, mesmo que você não concorde com elas, a fim de estabelecer uma conexão mais profunda e promover a resolução de conflitos de maneira construtiva.

Como aplicar e praticar a CNV – Comunicação não Violenta?

A técnica pode ser aplicada no decorrer de toda a sua interação com outras pessoas, no ambiente pessoal ou profissional. Através de Imersões Presenciais em grupo, você terá a oportunidade de compreender com uma experiência profunda de CNV afeta positivamente evoluções em tratativas de Projetos, processos e relacionamentos em geral.

Enquanto você se decide em realizar uma Imersão Presencial profunda de CNV, você pode ir desfrutando estas 07 dicas a seguir de como aplicar a CNV em sua vida:

1 – Observação:

Comece observando a situação ou comportamento sem fazer julgamentos. Pense, reflita, e tente se colocar no lugar do outro. A empatia é fundamental neste momento. Foque apenas nos fatos concretos e mensuráveis.

2 – Expressão de sentimentos:

Compartilhe seus sentimentos de maneira honesta e aberta, usando palavras que expressem claramente como você se sente em relação à situação. Esteja também aberto a ouvir a opinião do outro com paciência, mesmo que você por algum momento não concorde.

3 – Identificação de Necessidades:

Identifique as suas necessidades e também as necessidades dos outros envolvidos na conversa. O que você precisa ou o que eles precisam para se sentirem satisfeitos e em paz? Como você pode, ao mesmo tempo, oferecer uma ajuda efetiva aos envolvidos e também buscar resolver as suas questões?

4 – Pedido:

Faça pedidos claros e específicos, evitando exigências absurdas e falta de empatia. Certifique-se de que seus pedidos sejam realistas e estejam alinhados com as necessidades identificadas. Caso você seja um líder ou gestor de equipe, você pode até mesmo jogar o desafio na mesa e ver a reação dos envolvidos, dependendo do seu grau de intimidade, mas sempre demonstre apoio para solucionar e acompanhar a evolução.

5 – Escuta Ativa:

Faça pedidos claros e específicos, evitando exigências. Certifique-se de que seus pedidos sejam realistas e estejam alinhados com as necessidades identificadas. Você pode aqui praticar tanto a comunicação verbal quanto a comunicação corporal.

6 – Empatia:

Demonstre empatia ao reconhecer os sentimentos e necessidades dos outros. Isso ajuda a criar um ambiente de compreensão e colaboração.

7 – Resolução de Conflitos:

Use a CNV para resolver conflitos de forma construtiva e ágil, buscando soluções que atendam às necessidades de todas as partes envolvidas. Essa abordagem deve ser praticada de acordo com a sua vivência e experiências.

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A CNV é considerada uma Soft Skill, habilidade esta que é hoje tão exigida no mercado de trabalho, principalmente para profissionais sêniores que assumem alta gestão executiva e que esteja liderando uma equipe e pessoas.

Como aplicar a CNV no ambiente de trabalho?

Aplicar a Comunicação Não-Violenta (CNV) no ambiente de trabalho pode melhorar significativamente a qualidade da comunicação, promover relacionamentos saudáveis e contribuir para um ambiente mais produtivo. Aqui estão algumas maneiras de implementar a CNV no ambiente de trabalho:

Pratique a Escuta Ativa:

Esteja presente e completamente atento quando seus colegas estiverem falando.

Faça perguntas para esclarecer e entender as necessidades e sentimentos deles.

Evite interromper ou julgar enquanto a outra pessoa estiver se expressando.

Evite Julgamentos e Críticas:

Em vez de fazer críticas negativas, foque em descrever comportamentos específicos e seus impactos.

Evite julgar as ações dos outros e tente entender as razões por trás delas.

Use “Eu” em Vez de “Você”:

Ao dar feedback ou expressar suas preocupações, use declarações com “eu” para compartilhar seus sentimentos e necessidades. Por exemplo, “Eu me sinto preocupado quando os prazos não são cumpridos.”

Reconheça e Comunique Sentimentos e Necessidades:

Esteja ciente de seus próprios sentimentos e necessidades, e comunique-os de maneira aberta e honesta.

Encoraje os outros a fazerem o mesmo para que todos possam entender melhor as necessidades uns dos outros.

Resolução de Conflitos com Empatia:

Aborde conflitos de maneira construtiva, ouvindo as preocupações de todas as partes envolvidas.

Procure soluções que atendam às necessidades de todos, buscando um consenso.

Use Comunicação Clara e Direta:

Evite comunicações ambíguas. Seja claro e direto em sua comunicação para evitar mal-entendidos.

Incentive o Feedback Construtivo:

Crie um ambiente onde os colegas se sintam à vontade para dar e receber feedback de maneira construtiva.

Use o feedback como uma oportunidade de aprendizado e melhoria.

Promova a Compreensão Mútua:

Ajude a equipe a compreender as perspectivas e necessidades uns dos outros, o que pode melhorar a colaboração e a coesão do grupo.

Pratique a CNV na Resolução de Problemas:

Ao enfrentar desafios ou obstáculos no trabalho, use a CNV para explorar as preocupações e necessidades subjacentes de todas as partes envolvidas.

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Realize Treinamentos Corporativos em CNV:

Ofereça treinamento em CNV para sua equipe, o que pode aumentar a conscientização e a capacidade de comunicação de todos, gerando retorno diretamente em sua produtividade empresarial e também em elevação da auto-estima de todos os envolvidos.

Lembrando que a CNV é uma habilidade que melhora com a prática, muito treino e leitura. Quanto mais você e sua equipe a praticarem, mais eficaz e harmonioso será o ambiente de trabalho, promovendo relações mais saudáveis e produtivas.

Exercícios de CNV que você pode começar a praticar hoje

Aqui estão alguns exercícios de Comunicação Não-Violenta (CNV) que você pode começar a praticar hoje para aprimorar suas habilidades de comunicação:

Exercício de Autoconexão

Este exercício é orientado pelos 4 componentes propostos pelo Marshall Rosenberg:

  • O que de fato aconteceu? O que foi feito ou dito?
  • O que eu estou sentindo?
  • O que é importante para mim? Quais necessidades estão vivas aqui?
  • Qual o próximo pequeno passo? Eu tenho um pedido para outra pessoa ou para mim?

Essa prática da autoconexão pode transformar o resultado da sua próxima conversa, por isso incentivamos que você pare um momento e experimente fazer esse exercício. E, se você fizer, conta para a gente nos comentários como foi.

Segundo Marshall Rosenberg , existem 3 fatores essenciais para a integração da Comunicação Não-Violenta:

  1. Compreensão do que nos passa internamente
  2. Uma comunidade de prática e apoio
  3. Prática, prática, prática

Exatamente, assim como em qualquer outro campo de aprendizado, a prática é essencial para aprimorar nossas habilidades e nos tornarmos fluentes na Comunicação Não-Violenta (CNV). Semelhante à maestria de um novo curso, profissão ou idioma, a CNV exige dedicação e consistência. Quanto mais tempo e esforço dedicamos a essa prática, mais profundo se torna nosso entendimento dos princípios e fundamentos subjacentes.

por que a cnv comunicacao nao violenta funciona
(Nesta imagem: Por que a CNV – Comunicação não violenta funciona)

A beleza da CNV é que ela não é apenas uma ferramenta para lidar com conflitos; é uma filosofia de vida que nos convida a nos expressar de maneira autêntica e empática em todas as situações. Quando praticamos a CNV regularmente, internalizamos os princípios de observação neutra, expressão de sentimentos e necessidades, escuta empática e resolução de conflitos com empatia. Esses princípios se tornam parte integrante de nossa comunicação cotidiana.

O resultado é notável. Em vez de entrarmos em disputas intermináveis sobre quem está certo ou errado, desenvolvemos a capacidade de buscar colaboração e compreensão em nossas interações. Isso nos permite criar relacionamentos mais harmoniosos e produtivos, onde as necessidades de todas as partes são levadas em consideração e respeitadas. Além disso, a CNV nos ajuda a navegar por desafios de maneira mais suave e eficaz, promovendo um ambiente de respeito mútuo e empatia.

Portanto, a prática contínua da CNV não apenas nos capacita a lidar com conflitos de forma mais construtiva, mas também enriquece nossa vida diária, tornando nossas interações mais significativas e satisfatórias. É um investimento valioso em nosso crescimento pessoal e nas relações com os outros.

Conclusão

Se você quer começar a viver relações mais harmônicas, produtivas e que vão melhorar a sua qualidade de vida e profissional, nós te convidamos a participar da Imersão CNV – Comunicação não Violenta. Neste treinamento, você vai se aprofundar na compreensão dos pilares da CNV, praticar em grupo com situações reais da sua vida com pessoas que estão passando pelas mesmas dores que você, e estar totalmente à disposição de nossas especialistas. Se você quer sair da zona de conforto, da teoria, sair da passividade e ir para a prática real da CNV, este Curso é para você!

Nunca se esqueça: A Comunicação Não Violenta é uma ferramenta poderosa para aprimorar a comunicação e construir relacionamentos saudáveis. Ao praticar a CNV, você pode criar um ambiente Profissional de compreensão mútua, ser um líder mais eficiente, gerir melhor equipe e processos, resolver conflitos de maneira construtiva e promover conexões mais profundas com as pessoas ao seu redor.

Experimente aplicar esses princípios em sua vida cotidiana e colha os benefícios de uma comunicação mais empática e eficaz.

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