Muito requerida principalmente nos cargos de liderança e gestão de pessoas, a inteligência emocional passou a ser requisitada em diversas posições dentro da companhia – não somente em cargos de gestão – , pois compreendemos que é necessário saber lidar com pressão, prazos apertados e várias circunstâncias cotidianas que requerem habilidades profissionais de cunho psicológico e emocional, principalmente se tratando do convívio com outras pessoas e membros de equipe.
Quer saber qual a importância da inteligência emocional e como desenvolvê-la? Então continue a leitura conosco. Aproveite!
O que é Inteligência Emocional?
Se uma criança lhe perguntasse o que é Inteligência Emocional, o que você responderia? Pergunta difícil esta, não é mesmo?
Se tiver curiosidade, consulte um bom dicionário, mas sinto lhe informar que nem assim terá uma resposta definitiva.
Relaxe. Mesmo os mais brilhantes cientistas da atualidade têm dificuldade em definir o que é de fato Inteligência Emocional. Afinal, o que é ter inteligência emocional? Mas, não desanime! Conhecer o assunto fará toda diferença em sua vida.
O tema inteligência emocional e auto superação são os mais controvertidos e complexos. Então, por que insisto em que você abra sua mente para o que vamos expor neste artigo? A resposta é simples: exatamente por não conhecer nada a respeito, grande parte da humanidade está atolada em dificuldades de todos os tipos: financeira, emocional, mental, física. A esse atoleiro chamamos de CRISE.
Basta ver as notícias e prestar um pouco de atenção nas conversas. As pessoas estão em crise. O mundo está em crise. A ignorância está saindo caro para muita gente.
Sem mais delongas, podemos estabelecer aqui que a inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar tanto as próprias emoções quanto as emoções dos outros. Envolve a habilidade de perceber nuances emocionais, usar essas informações para orientar o pensamento e o comportamento, lidar eficazmente com as emoções e estabelecer relacionamentos saudáveis.
Não se trata apenas de controlar as emoções, mas também de usar essas emoções de maneira construtiva para resolver problemas, tomar decisões e interagir de forma positiva com os outros.
A inteligência emocional é considerada uma habilidade crucial tanto na vida pessoal quanto na profissional. Pode influenciar significativamente o sucesso nas relações interpessoais, na liderança, na tomada de decisões e na adaptação a situações desafiadoras. Embora algumas pessoas possam ter uma predisposição natural para a inteligência emocional, ela também pode ser desenvolvida e aprimorada por meio da autoreflexão, prática e aprendizado contínuo.
Por que é importante a Inteligência Emocional para as Empresas e Profissionais?
O equilíbrio é uma competência não somente para o mercado de trabalho, mas também para a vida. Ela acontece quando o indivíduo consegue fazer a conciliação do seu lado emocional com o lado racional, impedindo que emoções negativas, tanto suas próprias quanto de outros, interfiram em suas atitudes.
Essas ações impensadas e motivadas pelas emoções produzem comportamentos que podem destruir a reputação do indivíduo como profissional, colega de trabalho, chefe de família e outras posições que ele pode ocupar na sociedade. É mais comum do que você imagina: profissionais com habilidades excelentes e com muita experiência, se prejudicam ou mesmo acabam com suas carreiras devido a falta de estabilidade emocional. Esse problema é ainda mais comum de ocorrer em pessoas neurodivergentes.
Logo, a melhor forma de evitar que esse tipo de situação aconteça é potencializar as suas emoções positivas em busca dos resultados desejados, ou seja, adquirindo inteligência emocional.
Inteligência Emocional versus Pressão por Resultados
No ambiente corporativo, onde os prazos são cada vez mais curtos e a pressão por resultados é eminente, manter o equilíbrio psíquico e emocional é fundamental para conduzir as demandas e realizar as entregas desejadas pela organização.
Não é necessário somente longos anos e tempo de experiência em trabalho com times para adquirir inteligência emocional, ou seja, você pode perfeitamente aprimorar essa soft skill e se especializar com um curso ou Imersão. Importante ressaltar que a IE vem sendo cada vez mais uma característica esperada e exigida pelas empresas, tanto para líderes como para liderados, já que colabora para a qualidade das entregas, harmonia do ambiente de trabalho e para uma cultura organizacional voltada para resultados.
Além disso, empresas que contratam pessoas com inteligência emocional conquistam com mais facilidade um clima organizacional positivo, requisito fundamental para a produtividade na empresa e a entrega de melhores resultados.
Qual a importância da Inteligência Emocional para os líderes?
Inspirar pessoas é hoje uma das maiores atribuições de um líder. Com isso, ele consegue liderar pelo exemplo, conquistando a confiança e resultados efetivos de todo o time de trabalho. Não há mais espaço para líderes que não sejam especialistas em gestão de pessoas de forma empática e com inteligência emocional.
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Do contrário, quando o gestor se deixa levar pelas emoções, ele influencia negativamente todas as pessoas ao seu redor. Com isso, as entregas de projetos são prejudicadas, e ele tem de se valer, muitas vezes, do recurso do medo e da ignorância para poder manter a produtividade em dia.
Esse cenário traz graves consequências para a organização, além da baixa produtividade, como o aumento do absenteísmo, do Turnover e demais síndromes depressivas, isso sem considerar questões ainda mais graves, como abusos.
Outro fato é que uma liderança emocionalmente desequilibrada torna o ambiente de trabalho muito ruim, abrindo espaço para doenças como estresse, ansiedade e até mesmo a síndrome de Burnout. A tendência é que líderes sem inteligência emocional sejam responsáveis pela degradação de sua equipe, ou seja, certamente os profissionais em sua gestão sairão para outras oportunidades.
Qual a importância da Inteligência Emocional para os funcionários e colaboradores?
Um colaborador com inteligência emocional consegue fazer boas entregas e ainda ajudar os seus demais colegas. Normalmente, eles se tornam líderes de forma natural e são referência para os demais funcionários, sendo pessoas requisitadas pelos colegas e até mesmo pela liderança direta para conselhos e para a tomada de decisão.
Como consequência, são empregados reconhecidos pela sua capacidade de adaptação, resiliência e gerenciamento de situações de conflito. Todas essas qualidades fazem com que seja um profissional de destaque, e a empresa tende a se esforçar mais para mantê-lo em seu quadro de colaboradores. As portas estarão sempre abertas para um liderado com alta gestão emocional, pode acreditar!
Quais são os 05 pilares da Inteligência Emocional?
A inteligência emocional não é necessariamente um dom que nasce com a pessoa. Na maioria das vezes, ela é desenvolvida, e para isso requer algum esforço. Veja a seguir os pilares que documentamos e separamos, para assim você compreende-los melhor e desenvolvê-los:
1. Autoconhecimento
O autoconhecimento é o primeiro passo para se alcançar a inteligência emocional. É preciso passar um tempo consigo mesmo, reconhecendo as suas limitações, gerenciando os seus pensamentos e entendendo os seus próprios valores.
Para isso, faça perguntas poderosas para você mesmo, como: “qual o meu maior medo? O que é fundamental na minha vida? Qual é o meu limite diante dos fatos relacionados ao trabalho? Como posso buscar ajuda para meus problemas? E na vida pessoal, quais são meus maiores desejos e sonhos?”.
Siga fazendo as perguntas de acordo com os cenários onde você se encontra. Isso o ajudará a entender melhor os seus sentimentos e emoções. A partir isso, ficará mais fácil gerenciá-los e buscar por soluções.
Sendo difícil ou não esta atividade para você, invista também em cursos, imersões e treinamentos de Inteligência Emocional para a sua carreira profissional e principalmente para a vida pessoal.
2. Autocontrole
A partir do autocontrole, você pode perceber quando o seu limite emocional está perto de se esgotar. Com isso, pode prever ações (como se afastar por alguns minutos ou respirar fundo) para manter o seu equilíbrio e voltar no foco das ações, por exemplo.
Perceba que a internet é terra fértil para o auto descontrole, principalmente nas Redes Sociais. As pessoas em geral não fazem questão de difamar a imagem de outras pessoas desconhecidas, simplesmente por não concordarem com opiniões ou por possuírem opiniões diferentes. As tão conhecidas Fake News também prejudicaram ainda mais essa questão do autocontrole.
Pessoas com autocontrole têm mais facilidade para direcionar suas ações para atitudes positivas, beneficiando a si e a todos ao seu redor.
3. Automotivação
Um profissional pode até mesmo conseguir o tão sonhado emprego dos sonhos, um salário inacreditável, benefícios incríveis e o emprego ou cargo dos sonhos, mas nunca se sentirá satisfeito se não aprender a se automotivar.
Cada pessoa deve encontrar as razões pelas quais levanta da cama todos os dias e se dedica em suas atividades pessoais e profissionais. Quais são seus maiores sonhos? Quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo? Os objetivos precisam fazer sentido em sua vida, de uma forma somente sua e exclusiva. Entenda que nenhuma empresa, por mais que tenha uma ótima gestão e excelentes líderes, vai conseguir te apoiar devidamente nesse pilar.
Uma pessoa automotivada, por mais que venha a encarar dificuldades, criará resiliência para buscar forças e alternativas que o levem a um desfecho positivo. Trata-se de alguém que acredita no próprio potencial e consegue com seu otimismo inspirar família e colegas a fazerem o mesmo. Fique atento a sua autoestima e, principalmente, aos sinais de possíveis Burnout e Depressão.
4. Empatia
A empatia é uma habilidade extremamente valiosa para você desenvolver a sua inteligência emocional. Quando você se coloca no lugar do outro, fica mais fácil entender o que ele está sentindo, e isso ajuda na condução de uma boa conversa, que pode acarretar a resolução de um ou de diversos problemas, ou mesmo evitar que eles aconteçam.
Lembre-se sempre disso: não coloque o seu mapa sob o do outro. Pessoas possuem vivências, experiências e educação completamente diferentes uma das outras.
5. Habilidades Sociais
Quando você alia autoconhecimento, autocontrole e empatia, fica muito mais fácil se relacionar com as pessoas ao seu redor, seja no ambiente laboral ou na sua vida pessoal.
Isso traz uma série de ganhos, que vão desde a conexão com pessoas que são realmente importantes para você até a condução de trabalhos muito desafiadores, que trarão uma ótima visibilidade para a sua carreira.
Além disso, a sociabilidade permite que você ouça mais, praticando a escuta ativa, uma habilidade fundamental para você elevar a qualidade da sua comunicação, outro requisito extremamente valorizado no mercado de trabalho.
Dicas para você desenvolver a sua Inteligência Emocional
Existem diversas formas de lidar melhor com seu lado emocional, seja no ambiente de trabalho ou em qualquer âmbito da vida do indivíduo. Não é uma tarefa fácil, é preciso constância, insistência e muita paciência para desenvolver a Inteligência Emocional.
Ler livros sobre Inteligência Emocional e contar com a ajuda de um mentor são ótimas ações para desenvolver essa competência. Você pode encontrar estes mentores em Imersões e cursos para Inteligência Emocional.
Os pilares da inteligência emocional podem ser utilizados em uma ampla variedade de situações e áreas da vida. Não se esqueça que a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender, gerenciar e utilizar eficazmente as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros.
Estes pilares são relevantes em praticamente todas as áreas da vida em que as emoções desempenham um papel importante nas interações humanas e no bem-estar geral. Desenvolver essas habilidades emocionais pode melhorar significativamente a qualidade de vida e o sucesso em diversas situações.
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O que é Saúde Mental e como cuidar do seu emocional
Adquirir controle emocional realmente não é algo de um dia para outro. É muito mais fácil falar do que fazer, de fato. A gestão emocional precisa ser aprimorada durante toda a vida de um indivíduo que convive em sociedade, incluindo terapias, cursos, leituras, experiências, vivências, viagens, entre outros.
Conclusão
Como vimos ao longo desta leitura, entender os pilares da inteligência emocional é fator determinante para aplicá-los no seu dia a dia, possibilitando a construção de relações mais saudáveis, tanto com líderes quanto com liderados, ao mesmo tempo em que torna a tomada de decisões mais consciente e efetiva.
Assim, a inteligência emocional colabora para a formação de uma imagem profissional positiva e que serve de referência para os demais colaboradores e para todos os que o cercam.