Compartilhe esse artigo:

10 dicas de como fazer um bom Currículo

10 dicas de como fazer um bom currículo
Um currículo é a sua porta de entrada para oportunidades profissionais e, na maioria das vezes, é a primeira impressão que um empregador ou recrutador tem de você. Portanto, é indispensável aprender a como fazer um bom currículo que se destaque entre milhares de concorrentes e que comunique suas habilidades e experiências de maneira eficaz.

Índice

O currículo é uma ferramenta muito importante no acesso a uma vaga. Aprender a como fazer um bom currículo é um dos atributos mais indispensáveis na busca pela recolocação profissional.

Apesar de ser um tema amplamente falado e abordado na imprensa, entre eles em sites, blogs, mentorias de carreira e cursos, nota-se que é um assunto que sempre gera muitas dúvidas entre as pessoas, principalmente para aqueles que vem de um longo período de acomodação e falta de movimentação profissional.

Neste guia, forneceremos 10 dicas essenciais para ajudá-lo a criar um currículo impressionante e que chame a atenção dos recrutadores.

O que deve ter em um bom Currículo?

Um bom currículo é uma ferramenta indispensável para destacar suas qualificações e experiência aos empregadores. Tão importante quanto as habilidades e formações de cada profissional, aprender a como fazer um bom currículo fará toda a diferença no momento de chamar a atenção do recrutador.

De acordo com um estudo divulgado no portal G1os recrutadores levam em média de 6 a 10 segundos para analisar e, principalmente, eliminar um currículo. É isso mesmo.

Esse tempo pode parecer irrisório, mas saiba que é o suficiente para que o recrutador seja capaz de identificar se o candidato tem potencial ou não para a vaga em questão.

A questão aqui é simples de compreender: coloque-se no lugar do recrutador, principalmente os de grandes empresas e multinacionais, ou seja, aqueles que analisam centenas de currículos diariamente. Se o currículo não destacar de forma breve e resumida as habilidades, experiências e também o cargo pretendido que sejam compatíveis com a vaga, ele será descartado.

Recrutadores levam até 10 segundos para anular um currículo como fazer um bom currículo
Segundo matéria divulgada no portal G1, recrutadores levam até 10 segundos para anular um currículo

No decorrer deste artigo, você, caro leitor, irá compreender com maior profundidade o que deve ser destacado e priorizado. Você aprenderá como fazer um bom currículo, por isso, continue a leitura conosco.

Aqui estão alguns elementos que não podem faltar em um currículo eficiente e que chame a atenção do recrutador:

Informações de Contato:

  • Nome completo
  • Idade
  • Endereço (apenas Cidade e Bairro)
  • Número de telefone e WhatsApp
  • Endereço de e-mail pessoal

Definição de Objetivo:

  • Uma breve declaração referente ao objetivo do envio do seu currículo. Exemplo: Atuar como Gerente Financeiro (nome da vaga / cargo). Evite aqui inserir mais de 1 objetivo no currículo, ou seja, especifique-o para cada vaga em questão.

Resumo de Qualificações:

  • Destaque resumidamente suas principais formações acadêmicas e sua função atual (caso esteja empregado). Complemente suas principais habilidades focadas na vaga em questão, e finalize com seu objetivo de carreira. Tudo isso no mesmo campo (detalharemos mais adiante).

Educação ou Formação Acadêmica:

  • Liste suas principais qualificações acadêmicas, incluindo o nome do curso, a instituição, grau obtido e ano de conclusão.

Experiência Profissional:

  • Liste suas 3 principais posições anteriores em ordem cronológica reversa (do mais recente ao mais antigo), principalmente as que condizem com a exigência da vaga, porém não é necessário incluir todas as suas atuações no CV. Explicaremos mais adiante;
  • Inclua o nome da empresa, sua função, o período de trabalho e uma breve descrição das responsabilidades e realizações em cada cargo.

Habilidades Técnicas e Profissionais:

  • Destaque as habilidades específicas relevantes para a posição que está se candidatando, como idiomas, software, certificações, e habilidades técnicas. Aprofunde-se nas Buzzwords específicas de cada oportunidade enviada, o que aumentará as chances de como fazer um bom currículo.

Projetos ou Trabalhos Voluntários (opcional):

  • Se relevante, mencione projetos, trabalhos voluntários ou atividades extracurriculares que demonstrem suas habilidades e experiência.

Conquistas e Prêmios (opcional):

  • Destaque prêmios ou realizações notáveis que façam sentido com a oportunidade em questão, como reconhecimentos profissionais ou acadêmicas, premiações e cases relevantes.

Publicações ou Apresentações (opcional):

  • Se aplicável, mencione quaisquer artigos, relatórios ou apresentações que você tenha contribuído. Porém só faça isso caso fizer sentido com a oportunidade em questão, ok?

Cursos Extracurriculares:

  • Inclua obrigatoriamente no Currículo breves chamadas referente a cursos extracurriculares e demais especializações que tenham relevância com a vaga em questão, como ferramentas, softwares, Soft Skills, Hard Skills, entre outros.

Idiomas:

  • Se você fala mais de um idioma, inclua essa informação obrigatoriamente. É necessário apenas o idioma em questão e o nível (intermediário, avançado, etc). Não ocupe espaço desnecessário no currículo colocando o nome da escola e/ou todas as instituições que você passou.

Para ter a oportunidade de se destacar e não ter seu CV descartado pelo recrutador, é preciso aprender a como fazer um bom currículo. O mesmo deve ser conciso, relevante e adaptado exclusivamente à posição que você está se candidatando.

Personalize para cada oportunidade o currículo para destacar as habilidades e experiências mais relevantes para a vaga específica. Além disso, use uma formatação limpa e profissional e revise cuidadosamente o conteúdo quanto a erros gramaticais ou ortográficos.

Um currículo bem elaborado é fundamental para causar uma boa primeira impressão aos empregadores. Continue a leitura conosco para aprender como fazer um bom currículo.

>> Leia Também:

Entenda a diferença entre Soft Skills e Hard Skills

Saiba o que é a Arte da Oratória e domine essa técnica

Saiba o que é Jobhunter e sua importância na recolocação profissional

Como fazer um bom Currículo perfeito, passo a passo:

1. Escolha um Formato Adequado

Bem, vamos ao que interessa. Vamos nos aprofundar em como fazer um bom currículo.

Comece escolhendo um formato de currículo adequado, como o cronológico, funcional ou combinado. O formato depende da sua experiência e da posição que está buscando. Pesquise referências de formatos da sua área de atuação. Vale até pedir indicação para amigos, profissionais de Gestão de Carreira ou mesmo profissionais bem posicionados no mercado de como fazer um bom currículo.

Mantenha um Design Limpo e um Currículo simples e objetivo. Uma cronologia limpa e organizada torna seu currículo mais fácil de ler, reduzindo assim as chances de ser descartado. Use fontes profissionais e formatação consistente.

Envie o currículo de preferência no formado .pdf. Nunca envie em formatos editáveis.

2. Destaque suas Habilidades Relevantes

Certifique-se de que suas habilidades mais relevantes estejam em destaque. Use palavras-chave relacionadas à sua área de atuação. Recomendamos sempre se atentar as postagens das vagas que você se candidata, analisando as exigências e requisitos, por exemplo. Você vai perceber uma série de palavras-chave espalhadas pelo anúncio, ou também conhecido como “buzzwords”.

Buzzwords são palavras que indicam os requisitos que os recrutadores buscam, e são identificáveis principalmente nos requerimentos e nas responsabilidades do cargo. 

Em plataformas como o LinkedIn, há campos específicos para inclusão de Competências, que também servem como filtro de palavras-chave, deixando-o assim mais visível para os recrutadores.

3. Procure não ultrapassar a primeira página do CV

Mantenha o currículo o mais conciso possível, limitando-o de preferência a uma única página.

Lembre-se: Recrutadores recebem enxurradas de CVs o dia todo, ou seja, a atenção deles precisa ser chamada somente para depois pesquisarem mais sobre você. Use frases curtas e claras para descrever suas realizações, dando mais destaque para suas últimas experiências.

Caso você seja um profissional sênior e com uma vasta experiência, você pode até chegar na segunda página, apesar de ser preferível manter apenas uma. Nunca passe para a terceira. Para profissionais com ampla experiência, destaque apenas as últimas e mais importantes experiências em seu CV, e mantenha o seu histórico de carreira com maior aprofundamento apenas no seu perfil do LinkedIn.

4. Inclua suas Informações de Contato

Forneça informações de contato atualizadas, incluindo nome, telefone (WhatsApp), e-mail e LinkedIn, se aplicável.

Há candidatos que estão preferindo não divulgar seu endereço completo, como rua, CEP, etc, por motivos de segurança e históricos de golpes em profissionais. Se você não se sentir seguro, divulgue apenas a sua cidade e bairro em seu currículo. Dessa forma, você evita de acumular informações desnecessárias e acumulativas no CV.

Durante a entrevista, o recrutador irá conversar com você sobre localização e trajeto, portanto fique tranquilo com relação aos seus dados pessoais. Foque em destacar apenas postos-chave que façam ele se interessar em lhe selecionar para uma primeira entrevista.

5. Crie um Resumo ou Objetivo

Comece seu currículo com um resumo ou objetivo que destaque suas metas profissionais e conquistas. Você pode focar apenas uma palavra-chave, ou então trabalhar poucas variações.

Ex: Atuar como Product Manager (para currículos)

ou

Product Manager | Gerente de Produtos| Head of Product | CTO (para LinkedIn)

Para cada nova oportunidade que você se candidatar, insira o mesmo objetivo do cargo no Currículo. Evite inserir mais de uma função.

Tudo irá depender do seu momento e objetivos profissionais. As palavras-chave ajudam o candidato a serem mais facilmente encontrados pelos recrutadores, estes que vem cada vez mais utilizando o LinkedIn como ferramenta prioritária para busca de profissionais específicos para determinada posição.

No caso do currículo enviado direto para a empresa, também é utilizado ferramentas para seleção de candidatos que possuam as habilidades exigidas na função, principalmente em grandes empresas. Por isso a importância de compreender com profundidade como fazer um bom currículo inserindo buzzwords específicas da vaga no decorrer do cv.

Foque sempre em aumentar as chances de ser encontrado e selecionado pelos recrutadores que estejam buscando talentos com o seu perfil.

6. Liste e Detalhe suas Experiências de Trabalho

Detalhe com maior destaque sua experiência de trabalho atual ou a anterior (última), incluindo nome da empresa, cargo, data de entrada e saída e atividades relevantes. As demais experiências, caso houver, podem ir tendo menos destaque. Caso não se tratem mais de seus objetivos atuais, não as inclua no currículo.

Inclua no máximo 3 experiências de trabalho no currículo. Se o recrutador se interessar pelo seu perfil, certamente ele acessará seu perfil do LinkedIn, para então vasculhar melhor suas atribuições e experiências.

Dê relevância principalmente para as funções que você considere que destaque as palavras-chave adequadas aos objetivos daquela vaga em questão.

curso de oratória e comunicação person corp

7. Destaque suas Conquistas

Em vez de listar apenas tarefas, concentre-se também nas conquistas em cada posição. Você pode usar números e métricas para quantificar seu sucesso.

Você também pode criar um Storytelling à parte para trazer assim maior destaque aos seus Cases. Entretanto, só mostre seu case após a primeira entrevista, ou seja, não inclua link no cv, exceto se você destacar portfólio.

Dica: Evite a qualquer custo erros gramaticais e de digitação. Peça a alguém especializado no assunto para revisar seu currículo em busca de feedback adicional, se for o caso.

>> Leia também:

Como criar um Pitch Pessoal

06 dicas certeiras de recolocação Profissional

Como maximizar o Engajamento no Linkedin

8. Educação e Certificações

Inclua informações no currículo sobre seus principais históricos educacionais e quaisquer certificações que considere relevantes para a vaga. Liste a instituição, o grau obtido e as datas. Você também pode (e deve!) destacar seus certificados no Linkedin, por exemplo.

Aproveite e busque sempre por novos Certificados, influenciando assim a sua alavancagem profissional. Cursos e Treinamentos voltados a Soft Skills, como Inteligência Emocional, Oratória e Comunicação e Comunicação não Violenta, estão em alta.

9. Personalize seu currículo para Cada Vaga

O ideal é que você personalize o currículo individualmente para cada nova vaga que se candidatar. Sei que pode parecer cansativo no começo, mas com a alta competitividade atual e as enxurradas de CV’s recebidos diariamente pelos recrutadores, essa estratégia é necessária.

Mas, não se preocupe! Mantenha em mãos um template de currículo padrão, para que a partir deste você possa adaptá-lo com maior facilidade para cada nova vaga.

Não menos importante, mas é sempre bom ressaltar e relembrar: Mantenha a honestidade em seu CV e no LinkedIn. Exageros ou informações falsas podem prejudicar sua credibilidade e acabar com as possibilidades de acordo com os seus objetivos.

10. Menos é mais

No currículo, menos é mais. Em geral, imagens como símbolos, figuras, logos ou até mesmo foto (exceto se a vaga exigir sua foto) deixam o currículo muito poluído visualmente e ocupam um espaço desnecessário.

Há um outro fator importante que você deve levar em consideração: Inserindo imagens, você corre o risco de ser prejudicado no processo por que alguns robôs de sites de recrutamento fazem leituras automáticas e, caso detectem figuras ou itens estranhos, pode anular o CV.

As imagens também podem deixar o arquivo pesado para envio por e-mail.

Conclusão

Esperamos que, com a leitura deste artigo, você esteja mais preparada em como fazer um bom currículo.

Criar um currículo eficaz é fundamental e indispensável para o sucesso na busca por empregos. Com estas 10 dicas acima, você estará no caminho certo para criar um currículo que chame a atenção dos recrutadores e aumente suas chances de conseguir a posição desejada.

Lembre-se sempre de otimizar seu currículo com palavras-chave relevantes para garantir que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca, e o atualize constantemente.

Não se limite também somente a este conteúdo. Continue sua busca por conhecimento e formas de aprimorar o seu CV e imagem pessoal.

No nosso Blog você encontra muito mais informações valiosas para a sua evolução profissional.

Boa sorte na sua busca por emprego!

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas do Blog

IMERSÕES PERSON CORP

Prepare-se para novas oportunidades profissionais, de forma rápida e intensa.

Por meio de imersões presenciais, você aprende de forma interativa conceitos, práticas e ferramentas visando atualizar a sua Inteligência Emocional e suas habilidades de Soft Skills.